Contatos: (11) 2609-7574 - (11) 95042-1221 (Whats app) - E-mail: saopedroapostolo@santoamaro.org.br

Horários de Missas: Terça e Quinta-feira às 20h | Sábado às 17h | Domingo às 8h, 9h30, 11h e 19h

End: Rua: Prof. Guilherme Belfort Sabino, 953 – Vila São Pedro - 04678-001 - São Paulo, SP

Notícias › 23/07/2019

Celam passará por um processo de renovação institucional

A presidência do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) comunicou na quinta-feira, 18 de julho, que será ativado um processo de renovação e reestruturação institucional da entidade, desafio dado por sua 37ª Assembleia Ordinária que se reuniu em Honduras, entre os dias 13 e 18 de maio deste ano.

O Celam foi criado em 1955 como um órgão a serviço das 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe. Segundo o informe, neste tempo, como fruto de seu trabalho, foram organizadas as 5 conferências gerais do episcopado latino-americano, desde o Rio de Janeiro até Aparecida.

Para desencadear o processo, será constituído um Comitê Executivo, integrado pelo presidente e secretário-geral e por mais quatro bispos. De acordo com o atual presidente do Celam, o arcebispo de Trujillo, Perú, serão estabelecidos princípios sobre os quais se deve realizar este caminho de reflexão par a restruturação institucional.

Ele reforçou ainda que enquanto se avança no exercício de reflexão para a restruturação e renovação do Celam, se manterão todos os serviços que a organização presta aos bispos, conferências episcopais e aos povos latino-americanos.

CNBB no Celam – Em maio deste ano, na 57ª Assembleia-Geral do episcopado brasileiro, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer foi eleito para representar a CNBB junto ao Celam. Na 37ª Assembleia Ordinária do Celam, elegeu sua nova presidência para o período de 2019 a 2023, entre os quais o arcebispo de São Paulo foi escolhido primeiro vice-presidente da entidade do Celam.

Por ocasião da 37ª Assembleia Ordinária do Celam, em maio, o papa Francisco enviou uma mensagem ao Conselho. No texto, o Pontífice delineou o CELAM como um organismo de comunhão eclesial, chamado a colaborar com os pastores para que animem e apoiem, com espírito renovado, a sua missão, respondendo aos desafios do continente.

Foto: 37ª Assembleia Ordinária, Honduras, de 13 e 18 de maio.

Via CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *