Contatos: (11) 2609-7574 - E-mail: saopedroapostolo@santoamaro.org.br

Horários de Missas: Terça e Quinta às 20h | Sábado às 17h | Domingo às 8h, 9h30, 11h e 19h

End: Rua: Prof. Guilherme Belfort Sabino, 953 – Vila São Pedro - 04678-001 - São Paulo, SP

A Paróquia

A paróquia São Pedro Apóstolo, que foi, oficialmente, estabelecida como paróquia em 22 de fevereiro de 1996, tem origem na divisão da paróquia Santa Gertrudes, em cinco setores, durante os primeiros anos da Diocese de Santo Amaro. Um desses setores foi intitulado: Comunidade São Pedro, incialmente organizada como CEB (Comunidade Eclesial de Base), sendo posteriormente chamada de “Igreja no Alto da Sabará”.

Nos primeiros anos, a comunidade, com o apoio da paróquia Santa Gertrudes, organizava inúmeras comemorações, incluindo a tradicional festa junina, que teve seu início marcado pelo bolo de São Pedro e apenas duas barracas. Em 2016, foi comemorada à 31º Festividade do Padroeiro.

Os primeiros padres da comunidade São Pedro foram: Monsenhor Getúlio Vieira; padre Tobias; padre Marcos entre outros colaboradores. Entre os primeiros párocos temos, respectivamente: Padre Jurandir e Padre Nelson Silvino da Silva, que dizia ser resultado do processo de expansão o estabelecimento das paróquias: “As Paróquias vão crescendo em população, pastorais e desafios e sentem a necessidade de expansão.” O terceiro pároco foi o padre Roberto Luiz Preczevski e o quarto e atual é o Padre Maurício Cruz.

Por volta de 1988 foi quase finalizada uma capela na Rua José Alfredo da Silveira, mas permaneceu inacabada até a venda do prédio pelo Pe. Roberto Preczevski em 2007. O local não oferecia condições de abrigar o crescimento da comunidade. Então em 1996 foi comprada a creche da irmã Maria, que foi adaptada como IGREJA DA VILA SÃO PEDRO, já na atual Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino.

Após a quitação do terreno, a comunidade realizou reformas no antigo prédio da creche, para melhor acolher os fiéis (1996-2010). Quando o padre Maurício assumiu a gestão, em 2010, iniciou-se o processo de reconstrução da paróquia, hoje, as obras estão em processo de finalização e a inauguração oficial está prevista para 22 de fevereiro 2017.

Depois que as prestações do terreno foram pagas, a comunidade fez várias reformas no antigo prédio da creche para que acolhesse melhor os féis, abarcando um período de 1996 a 2010, quando já na gestão do atual pároco, Pe. Maurício Cruz, a paróquia foi totalmente reconstruída, de 2010 a 2016. Hoje a paróquia encontra-se em finalização das obras externas para ser oficialmente inaugurada em 22 de Fevereiro de 2017.